Metodologias Ativas: 3 formas inovadoras para serem aplicadas na sala de aula

🌎 O mundo tem passado por diversas transformações nos últimos anos, e a educação tem acompanhando essas mudanças através de novas metodologias de ensino.

Entre esses novos métodos estão as metodologias ativas, que têm como objetivo transformar o aluno no protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem.

👨‍🏫 Pensando nos benefícios promovidos por essas metodologias, trouxemos três exemplos de métodos inovadores para serem aplicados em sala de aula.

  1. Ensino Híbrido

É uma modalidade de ensino inovadora que combina práticas presenciais e remotas com o uso de ferramentas digitais, onde a aprendizagem acontece de forma individual ou colaborativa.

 

  1. Sala Invertida

Essa é uma das modalidades mais utilizadas no Ensino Híbrido. Nessa metodologia ativa o aluno é o protagonista no processo de aprendizagem construindo seu conhecimento junto com o professor. No modelo tradicional de ensino o docente, em uma aula expositiva, apresenta e comenta sobre a matéria no quadro. Em seguida, é enviada uma lição para casa a qual os alunos fazem sozinhos.

sala de aula invertida é uma inversão da lógica do modelo. Os estudantes entendem os conceitos antes da aula.

Depois, na sala de aula com os demais, discutem o que aprenderam e tiram dúvidas sobre o conteúdo com a ajuda do professor.

 

  1. Seminários e Discussões

É uma metodologia muito utilizada em chats, fóruns e grupos de estudos. Possibilita ao aluno construir um repertorio, desenvolver argumentos e aprender a se posicionar diante dos assuntos e das situações apresentadas.

Cadastre-se em nossa newsletter receba as nossas novidades